O objetivo
deste artigo é fazer uma análise sobre as mídias digitais e o sistema de
multimídia na educação quanto à utilização do hipertexto e da hipermídia, o
desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à tecnologia, é fator de
grande importância na globalização das idéias, das experiências aglomeradas
durante séculos, uma vez que se produz equipamentos com alta
capacidade produtiva e com baixo custo operacional, necessitando,
portanto, de mão de obra qualificada. A necessidade de evolução na metodologia
do ensino se faz presente em diversos estudos que, desde a década de 90,
colocavam em discussão e análise este assunto, já disponível e utilizado no
mundo inteiro. Esses hiperdocumentos são suportes de informação digital com leitura a laser, contendo sons, textos e imagem, indicando com um
simples gesto os temas de interesse ou as linhas de leitura que deseja seguir.
Pesquisando nos livros do autor Lévy(2010) vemos a necessidade de se aprofundar
no assunto e mostrar que essas novas ferramentas se entendidas podem ser
trabalhadas de maneira efetiva dentro da educação. Entende se que com a
introdução dessas novas tecnologias dentro da educação vem para transformar e
modificar a sociedade em que vivemos, e devemos buscar o aperfeiçoamento para
que sejam trabalhadas para o beneficio dos estudantes deixando um pouco do
tradicional, mas sem deixar a metodologia de lado e fazendo uma ligação entre
metodologia e tecnologia.
SUBITENS:
INTRODUÇÃO;
1. A
IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS E DA MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO;
2.
HIPERDOCUMENTOS: HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO;
CONSIDERAÇÕES
FINAIS;
REFERÊNCIAS
CAPARRÓZ,
Adriana dos S. C; LOPES, Maria Cristina P. Desafios
e perspectivas em ambiente virtual de aprendizagem: inter-relações formação
tecnológica e prática docente. Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco,
2008. Disponível em: . Acessado em: 01 de agosto de
2014.
DIAS,
Claudia A. Hipertexto: evolução
histórica e efeitos sociais. Brasília: Ciência da Informação v.28, 1999.
Disponível em: . Acessado em: 01de agosto de 2014.
MARCUSCHI,
Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos.
Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio
de Janeiro: Editora Lucerna, 2005.
LÉVY,
Pierre. Cibercultura. São Paulo:
Editora 34, 1999.
LÉVY,
Pierre. O que é o virtual? São
Paulo: Editora 34, 1996.
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