sábado, 20 de setembro de 2014

RESUMO ARTIGO: MÍDIAS DIGITAIS, SISTEMAS MULTIMÍDIA E HIPERDOCUMENTOS NA EDUCAÇÃO

O objetivo deste artigo é fazer uma análise sobre as mídias digitais e o sistema de multimídia na educação quanto à utilização do hipertexto e da hipermídia, o desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à tecnologia, é fator de grande importância na globalização das idéias, das experiências aglomeradas durante séculos, uma vez que se produz equipamentos com alta capacidade produtiva e com baixo custo operacional, necessitando, portanto, de mão de obra qualificada. A necessidade de evolução na metodologia do ensino se faz presente em diversos estudos que, desde a década de 90, colocavam em discussão e análise este assunto, já disponível e utilizado no mundo inteiro. Esses hiperdocumentos são suportes de informação digital com leitura a laser, contendo sons, textos e imagem, indicando com um simples gesto os temas de interesse ou as linhas de leitura que deseja seguir. Pesquisando nos livros do autor Lévy(2010) vemos a necessidade de se aprofundar no assunto e mostrar que essas novas ferramentas se entendidas podem ser trabalhadas de maneira efetiva dentro da educação. Entende se que com a introdução dessas novas tecnologias dentro da educação vem para transformar e modificar a sociedade em que vivemos, e devemos buscar o aperfeiçoamento para que sejam trabalhadas para o beneficio dos estudantes deixando um pouco do tradicional, mas sem deixar a metodologia de lado e fazendo uma ligação entre metodologia e tecnologia.

SUBITENS:

INTRODUÇÃO;

1. A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS E DA MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO;

2. HIPERDOCUMENTOS: HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO;
CONSIDERAÇÕES FINAIS;

REFERÊNCIAS

CAPARRÓZ, Adriana dos S. C; LOPES, Maria Cristina P. Desafios e perspectivas em ambiente virtual de aprendizagem: inter-relações formação tecnológica e prática docente. Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco, 2008. Disponível em: .  Acessado em: 01 de agosto de 2014.

DIAS, Claudia A. Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Brasília: Ciência da Informação v.28, 1999. Disponível em: . Acessado em: 01de agosto de 2014.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2005.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.


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